10 DEZ 2020
GOVERNO
PREFEITOS DE JANUÁRIA GANHAM MEMORIAL FOTOGRÁFICO NO PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL Resgatando o passado político na gestão pública de Januária e deixando um… Continue Reading PREFEITOS DE JANUÁRIA GANHAM MEMORIAL FOTOGRÁFICO NO PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Resgatando o passado político na gestão pública de Januária e deixando um legado, onde se dá o reconhecimento à dezenas de personalidades que conduziram o Executivo Municipal, o prefeito, Dr. Marcelo Félix, idealizou e inaugurou, no Prédio da Prefeitura de Januária, na Rua Ana Maria Montalvão Pimenta n. 75, região central da cidade, um Memorial Fotográfico de todos os prefeitos de Januária.Nesta ação, uma ampla pesquisa, onde o livro MEMORIAL JANUÁRIA: Terra, Rios e Gente, do januarense, escritor e historiador, Antônio Emílio Pereira, serviu de base deste trabalho que deixará à posteridade este marco histórico das principais personalidades políticas da cidade-mãe.

Esta jornada de governantes foi iniciada, em 1892, pelo político Cícero Deocleciano da Silva Torres, ainda denominado por Agente Executivo. A partir de 1931, com Dr. Djalma Gusman, a referência Prefeito passou a vigorar. Até aqui, foram 45 governantes, sendo 12 Agentes Executivos e 33 prefeitos.

Alguns elevados há dois ou mais mandatos, onde João Ferreira Lima alçou 05 vezes, entre os anos de 1971 a 2007.Aberto a visitação pública, o memorial fotográfico incorpora as atrações históricas e culturais da sociedade januarense.