19 DEZ 2020
PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E ATENDE CERCA DE 31 PACIENTES. Continue Reading PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E ATENDE CERCA DE 31 PACIENTES.

A Prefeitura de Januária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, neste terça (15), um mutirão de cirurgias de catarata, pela pactuação via SUS, no qual foram efetuados 31 procedimentos em pacientes do município. Promovido em parceria com a Prefeitura de Montalvânia, no Hospital Cristo Rei, as intervenções foram gratuitas, os pacientes receberam toda assistência da Secretaria de Sáude que realizou todos os procedimentos pré cirurgicos com equipe de médicos e técnicos, e ainda toda assistencia necessária para que os pacientes pudessem realizar as cirúrgias. “A equipe da secretaria de saúde empenhou para que a população recebesse o melhor atendimento na saúde em Januária” (ressalta a secretaria Nayra Cristine).
Na gestão de Dr. Marcelo no período de 2017 a 2020 um número aproximado de 500 cirurgias foram realizadas em pacientes do município de Januária, por meio da Prefeitura.

A doença de catarata é uma das principais causas da cegueira no mundo e é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural localizada nos olhos e que tem como função propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Responsável por 20 milhões de cegos no mundo, no Brasil cerca de 350 mil pessoas apresentam a cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

A intervenção é relativamente simples, dura cerca de 20 minutos e, na maioria dos casos, é feita apenas com colírios e leve sedação. Após o procedimento, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer em repouso.