23 AGO 2022
Você sabe o que é a sífilis? Entenda a doença e saiba como se prevenir.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria TREPONEMA PALLIDUM.

FORMA DE CONTÁGIO: a principal forma de transmissão da sífilis é por meio da relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada. Além disso, a doença pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

PREVENÇÃO: O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis.

TRATAMENTO: Geralmente é feito com injeções de Penicilina benzatina, também conhecida como Benzetacil, que devem ser indicadas pelo clínico geral.

6 SINTOMAS DA SÍFILIS QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR: dores musculares, dor de garganta, formigamento, vermelhidão na pele, aparecimento de nódulos nas axilas e no pescoço, feridas indolores no local da inflamação.

Em caso de suspeitas, procure o Posto de Saúde mais próximo para orientação médica.

FAÇA O TESTE, TRATE E CURE!

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde