21 NOV 2022
TESTE RÁPIDO DE IST´s ESTÁ DISPONÍVEL NAS UNIDADES DE SAÚDE
Fazer o teste rápido é  muito importante porque é possível identificar infecções como sífilis, hepatites B e C e HIV – vírus causador da AIDS. Saiba mais a seguir:
O teste rápido é importante para que as pessoas tenham acesso ao estado sorológico, após uma relação desprotegida e exposição ao vírus. Ele pode ser realizado em qualquer época do ano e é indicado para todas as pessoas que possuem vida sexual ativa, principalmente para aquelas que não utilizam preservativo em todas as relações sexuais.

Para  realizar o teste rápido, é importante procurar uma Unidade de Saúde para orientações.
O teste rápido está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Ele é realizado através da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.

O resultado do teste rápido fica pronto em 30 minutos, e o diagnóstico é sigiloso. Para ter acesso ao laudo é necessário apresentar documentos de identificação.

Caso o resultado seja positivo, o usuário é encaminhado ao serviço de atendimento especializado para início do tratamento.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde