17 MAR 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PREFEITURA DE JANUÁRIA REALIZA DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA DE PNEUS INSERVÍVEIS
O município de Januária começou na segunda-feira, 13/3/2023, a realizar a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os pneus foram coletados de todas as borracharias, empresas da cidade, entrega voluntária pelos cidadãos e ações de dia D de coleta de recicláveis, a fim de destiná-los para o galpão do CODANORTE, em Montes Claros, para posterior destinação ambientalmente adequada. Esta é uma importante ação para diminuir os focos de proliferação de vetores transmissores de doenças sanitárias.

A Prefeitura de Januária ainda ressalta que com a destinação correta dos pneus, o município dá um importante passo para atender às leis ambientais vigentes. Essas iniciativas fazem cumprir o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Resolução Conama nº 416/2009, que estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível.

Pedro Bicalho Maia, Engenheiro Ambiental do CODANORTE afirma que quando descartados de forma incorreta, os pneus inservíveis causam sérios problema ambientais e de saúde pública.  “Por suas propriedades químicas os pneus inservíveis são considerados resíduos perigosos com grande potencial para contaminação do solo e da água. Além disso, os pneus são locais ideais para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças com elevado impacto social como a dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. Por isso, realizar o descarte correto dos pneus evita danos ao meio ambiente e à saúde da população”.

Com a coleta e destinação adequada dos pneus inservíveis o município estará minimizando impactos ambientais, diminuindo os focos de proliferação de vetores de doenças e contribuindo para a redução da extração dos recursos naturais para a fabricação de novos pneus.

As ações de coleta e destinação dos pneus e recicláveis são uma parceria:

- Prefeitura Municipal de Januária
- Setur/Meio Ambiente
- Sec. Saúde/Vigilância Epidemiológica e Ambiental
- Conselho de Meio Ambiente
- Codanorte
- Sec. Obras
- Sec. Transportes
Fonte: SETUR – Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico