O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.
A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui uma área de 56.448 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece diversas opções aos visitantes e está em constante evolução. Para conhecer todas elas, é necessário no mínimo 4 dias de visita. Escolha de acordo com o seu interesse e seu condicionamento físico.
O Parque é muito bem estruturado e conta com trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Conta ainda com condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego. Todas as visitas são com condução obrigatória.
Visite a unidade fazendo seu agendamento prévio dos roteiros pelo e-mail cavernas.peruacu@icmbio.gov.br
IMPORTANTE:
· Para acessar os atrativos do Parque é necessário a contratação de condutor, sendo um condutor para cada grupo de 8 pessoas.
· Exceções: Na Lapa Bonita, cada condutor pode levar apenas 5 visitantes
· Menores de 5 anos não são contabilizados nas formações dos grupos
· No Arco do André cada condutor pode levar apenas 5 visitantes.
· O contato e a negociação de valores devem ser feitos diretamente com o condutor credenciado, antes da visita. Lista de condutores.
· Ressaltamos que a visita somente estará confirmada após o envio do e-mail de confirmação.
· O Parque esta inserido em uma área endêmica do mosquito palha (Phlebotominae) transmissor da Leishmaniose (Leishmania), assim: É FUNDAMENTAL O USO DE CALÇA COMPRIDA, BLUSA DE MANGA COMPRIDA E O USO DE REPELENTES, para diminuir o risco de contaminação. Maiores informações sobre a unidade você pode encontrar no