CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO
Sobre o local

Os Festejos de Cavalhadas no Distrito de Brejo do Amparo, espetáculo medieval, que também é uma tradicional celebração portuguesa, tiveram origem nos torneios medievais, Encena-se uma batalha que teria acontecido na Península Ibérica, durante a Idade Média, porque a rainha moura Florípedes queria ser batizada e converter-se ao cristianismo.

A representação envolve dois grupos de oito cavaleiros, em traje de gala, que montam belos animais adornados com fitas coloridas e arreios cuidadosamente polidos. O público divide-se para torcer pela equipe de sua preferência. Na primeira noite, faz o levantamento de mastro, apresentação de banda de música e show pirotécnico. Em seguida, os cavaleiros com farda branca, conhecidos como a encamisada, desfilam circulando a arena, carregando uma tocha acesa. O rei dos cristãos e o dos mouros dirige-se aos seus devidos castelos. O rei dos Cristãos usa luxuosa roupa azul, coroa e capa com uma cruz, enquanto o outro segue o mesmo padrão, mas em vermelho, bordado com uma meia lua e uma estrela. Uma moça, da comunidade representa a Rainha Moura Florípedes, que deseja se converter ao cristianismo.

Um general cristão, de dentro de uma biga romana, desafia o rei mouro dizendo que raptará Florípedes para batizá-la. O soberano afirma que isso não acontecerá. Aproveitando momentânea ausência do adversário, o general conduz Florípedes para seu veículo, partindo para fora da arena. Os cavaleiros cristãos dão cobertura à fuga. Um deles desfila garbosamente pela arena, enquanto os mouros chegam e postam-se do outro lado. Começa a simulação da luta, em que duplas partem de seu ponto para confrontar as adversárias no centro. Disparam seu bacamarte para o chão e logo se dispersam para dar uma volta próximo à plateia e retornar ao seu posto na extremidade da arena.

A banda de música toca sem parar, e os cavaleiros mostram destreza na montaria e no controle dos animais, apresentando diferentes tipos de galope. Essa encenação ocorre várias vezes até o fim do espetáculo do primeiro dia. No sábado, há entrada solene dos dois reis, sendo a rainha acompanhada até o trono pelo rei Carlos Magno. Duplas de cavaleiros das duas equipes vão e voltam pela arena simulando batalha, como no dia anterior. Dois palhaços ameaçam o exército adversário. O general cristão desafia o rei mouro para que ele aceite a conversão ao cristianismo e o casamento de Florípedes com Carlos Magno.

No terceiro dia, há missa na igreja Nossa Senhora do Amparo seguida de procissão com o crucifixo e os mastros das equipes. O bispo batiza simbolicamente os mouros pela conversão ao cristianismo e joga água benta nos cristãos. Carlos Magno fala, ao lado de Florípedes, discursa sobre fraternidade e amor em Cristo, exaltando a vitória dos cavaleiros cristãos. O rei mouro aceita essas ponderações. O líder do evento sorteia, entre os inscritos, os protagonistas para a celebração seguinte, entregando faixas de imperatriz a senhoras da comunidade e presenteando os guerreiros com uma garrafa de excelente cachaça local.

10/10/2022
FESTEJOS DE CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO 2022
 MAIOR TRADIÇÃO CULTURAL DE SEU CALENDÁRIO DE JANUÁRIA

A Prefeitura Municipal através da Sec. de Turismo e Cultura em parceria com a Comunidade Brejina, apresentam o seu maior evento cultural do ano: OS FESTEJOS DE CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO 2022

O evento deste ano foi o maior da historia, com todos os cuidados com logística e valorização do nosso maior patrimônio cultural.

A Prefeitura de Januária busca investir cada vez mais em nossa cultura e nossas tradições, potencializando o turismo cultural em nossa cidade. E através do turismo gerar emprego e renda aos nossos cidadãos.

As Cavalhadas de Brejo do Amparo é a mais antiga de Minas Gerais, orgulho da comunidade de Brejo de Amparo, berço da cidade de Januária.

O QUE SÃO AS CAVALHADAS ?
A Cavalhada é um folguedo (festa popular) do folclore brasileiro. Possui origem portuguesa e é realizada, principalmente, em cidades do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e de alguns estados nordestinos
- Tem origem nos torneios de cavaleiros da Idade Média. Chegou ao Brasil, vinda de Portugal, no final do século XVI.
 - Consiste numa espécie de teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). Vitoriosos, os cristãos convertem os mouros ao cristianismo.
 - Existem várias etapas (momentos) na representação da cavalhada. Exemplos: corrida de cavaleiros, jogo de argolas, provas e desfiles de cavaleiros.
 - A cavalhada faz referências históricas ao período da Reconquista (expulsão dos mouros da Península Ibérica).
 - Os cavaleiros usam máscaras e roupas coloridas. Seus cavalos também são ornamentados para a festa. Geralmente, os cavaleiros cristãos se apresentam com vestimentas azuis, enquanto os mouros usam vermelho.
 - Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.

SETUR – Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Des. Econômico
Vídeo Vinculado