21 MAR 2023
SAÚDE
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DE JANUÁRIA, CIRURGIAS DE CATARATA SÃO REALIZADAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

Os principais sintomas são a visão nublada, a sensibilidade à luz, necessidade de maior iluminação para ler, visão noturna mais fraca e as cores tornam-se amareladas. O tratamento consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.

Em Januária, pela primeira vez na história do município, as cirurgias são realizadas no Hospital Municipal. Antes, os pacientes tinham que se deslocar para outras cidades para realização do procedimento. A conquista representa um grande avanço para a saúde de Januária e também da região.

No último fim de semana, foram feitas 76 cirurgias em um mutirão, atendendo a 12 municípios. A  Administração municipal parabeniza o trabalho da Secretaria de Saúde e de todos os profissionais envolvidos nessa grande realização.  O objetivo para o ano de 2023 é chegar a 2000 cirurgias.

Gratidão a todos os profissionais envolvidos, que dedicaram acolhimento e assistência à nossa população.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde / Hospital Geral de Bonsucesso