14 SET 2022
PROGRAMA ALIMENTA BRASIL JÁ ESTÁ FUNCIONANDO EM JANUÁRIA
Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, escolas públicas, unidades de saúde, entre outras.

O Programa Alimenta Brasil é um programa de aquisição de alimentos, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Estiveram presentes para a entrega dos produtos da agricultura familiar, referente ao programa Alimenta Brasil, a Prefeitura de Januária, o coordenador do programa no município, Célio Lopes dos Santos; Raul Machado, Coordenador Técnico Estadual; Mariana Moret Barreto, Secretaria de Agricultura, pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – SEAPA; Wânia Maria Peixoto Saraiva, Extensionistas de Bem Estar Social, responsável pela organização da produção da Agricultura Familiar e suas organizações; Ricardo Neri, Gerente Regional, responsável pela Unidade Regional de Januária (15 municípios) em convênios e contratos e análises de desempenho Técnico e Administrativo da equipe.

O principal objetivo desse encontro foi conhecer o potencial produtivo do município, uma vez que foi cumprido a meta pactuada referente a proposta 000.007.060.31/2021, no valor de 25.00,00 (vinte e cinco mil reais), três messes antes da data prevista para a finalização do termo de compromisso.

No entanto, foi apresentada uma outra proposta de aditivo de recurso no valor de 36.000,00 (trinta e seis mil reais) para que os agricultores pudessem continuar entregando seus produtos até o dia 30/09/2022, proposta que foi aprovada de imediato, diante deste novo aporte financeiro que dobrou o valor da proposta inicial.

Essa aprovação só foi possível diante da qualidade dos produtos, capacidade de produção e a boa gestão do programa. Dessa forma o programa está conseguindo promover a entrega de 100 cestas por semana às famílias do nosso município.

Além da reunião de entrega dos produtos saudáveis para as famílias atendidas, a equipe técnica do CRAS Sagrada Família, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também realizou o Primeiro Workshop sobre Segurança Alimentar e Nutricional, voltado para as famílias  inseridas no Programa Alimenta Brasil atendidas pelo CRAS.

O evento teve como objetivo apresentar o PAB às famílias enquanto um programa materializador do Direito a Segurança Alimentar, orientação sobre reaproveitamento integral dos alimentos, higienização adequada e modos de preparo e conservação.  O evento contou com a participação da nutricionista da APAE Januária, Juliana Figueiredo, do coordenador do PAB Célio Lopes, representantes da EMATER, agricultores familiares e autoridades.

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social / Ministério da Cidadania