13 SET 2022
FESTEJOS DE CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO 2022
JANUÁRIA SE PREPARA PARA A MAIOR TRADIÇÃO  CULTURAL DE SEU CALENDÁRIO
É chegada a hora! A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Comunidade Brejina, apresentam o seu maior evento cultural do ano: OS FESTEJOS DE CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO 2022!

O evento deste ano será o maior da história, toda a articulação entre os parceiros e comunidade estão sendo finalizadas, todos os cuidados com logística e valorização do nosso maior patrimônio cultural estão sendo tomados.

A Prefeitura busca investir cada vez mais em nossa cultura e nossas tradições, potencializando o turismo cultural em nossa cidade. E através do turismo gerar emprego e renda aos nossos cidadãos.

As Cavalhadas de Brejo do Amparo é a mais antiga de Minas Gerais, orgulho da comunidade de Brejo de Amparo, berço da cidade de Januária.

O QUE SÃO AS CAVALHADAS?

A Cavalhada é um folguedo (festa popular) do folclore brasileiro. Possui origem portuguesa e é realizada, principalmente, em cidades do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e de alguns estados nordestinos
- Tem origem nos torneios de cavaleiros da Idade Média. Chegou ao Brasil, vinda de Portugal, no final do século XVI.
 - Consiste numa espécie de teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos). Vitoriosos, os cristãos convertem os mouros ao cristianismo.
 - Existem várias etapas (momentos) na representação da cavalhada. Exemplos: corrida de cavaleiros, jogo de argolas, provas e desfiles de cavaleiros.
 - A cavalhada faz referências históricas ao período da Reconquista (expulsão dos mouros da Península Ibérica).
 - Os cavaleiros usam máscaras e roupas coloridas. Seus cavalos também são ornamentados para a festa. Geralmente, os cavaleiros cristãos se apresentam com vestimentas azuis, enquanto os mouros usam vermelho.
 - Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.

Role pra baixo com o mouse e confira o vídeo da estrutura da festa!
Fonte: SETUR – Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
Vídeo Vinculado
22/09/2022