27 SET 2023
CONSELHO TUTELAR
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR: PARTICIPE!
Sua participação ajuda a proteger nossas crianças!
Todo mundo se lembra das eleições pra presidente da República. Mas tem uma eleição muito importante que pouca gente sabe que existe, a dos Conselhos Tutelares Ela está prestes a acontecer e pode influenciar o destino de milhares de crianças..
 Os Conselheiros Tutelares zelam pelos direitos de crianças e adolescentes e são eleitos a cada quatro anos. A próxima eleição é dia 1° de outubro e você pode escolher quem vai atuar na sua comunidade.

Então anote aí 5 motivos para votar nas eleições dos Conselhos Tutelares:

1- É rápido e fácil

Em Januária, as eleições serão dia 01 de Outubro, na Escola Estadual Olegário Maciel, das 8 às 17 horas. É só você comparecer levando um documento com foto ou o e-título. As eleições serão realizadas com urnas eletrônicas e terão o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.

2. Você ajuda a fortalecer a democracia

Votar nas eleições do Conselho Tutelar é uma forma direta de participação na escolha das pessoas que vão proteger as crianças e adolescentes da sua comunidade.
Ao votar, você exerce sua cidadania e contribui para fortalecer a democracia em nível local.

3. Proteger as crianças é um dever de todos

A defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes não é uma responsabilidade apenas dos conselheiros eleitos, mas de toda a sociedade. A votação é uma forma de compartilhar essa responsabilidade.

4. Mais participação popular, fiscalização e transparência

Quanto mais eleitores votando de forma consciente, mais gente teremos acompanhando o trabalho dos conselheiros tutelares eleitos e cobrando ações transparentes e efetivas. Eleger representantes comprometidos aumenta a probabilidade de um trabalho sério e eficaz.

5. Você pode ser parte da mudança que deseja na sua comunidade

Conselheiros capacitados e engajados podem influenciar diretamente a realidade de crianças e adolescentes vulneráveis, seja propondo políticas públicas mais efetivas, combatendo a violência e o abuso ou dando apoio para famílias em situação de risco.

Texto: Faça Bonito Brasil via Instagram
Fonte: Faça Bonito Brasil / SMDS Januária