08 MAR 2024
CARROS FUMACÊ JÁ ESTÃO EM JANUÁRIA NO COMBATE AO MOSQUITO CAUSADOR DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A Prefeitura Municipal de Januária, através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como  problema da dengue é uma questão de saúde pública, as ações devem ser desenvolvidas em várias frentes: conscientização da população, educação ambiental nas escolas, combate direto através da eliminação de focos os mosquito, limpeza urbana, limpeza dos quintais e lotes vagos, recolhimento de lixos e campanhas coletivas.

Uma das medidas para este combate é a utilização do Carro Fumacê, muito esperado pela população de Januária após o aumento do número de casos de dengue. É importante que a população saiba que a utilização dos carros fumacê é uma política regulada pelo governo do estado de Minas. A utilização do Carro Fumacê segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral das doenças, dengue, zika e chikungunya em casos de surtos e epidemias. Além disso, pela legislação, a competência na aquisição do insumo para o combate do vetor é do Ministério da Saúde, cabendo aos Estados o gerenciamento dos estoques e distribuição aos municípios, responsáveis pela execução da atividade. Após a notificação de determinado número de casos, é feita a solicitação ao estado.

Em outras palavras, o município não possui esse carro disponível, uma vez que ele é solicitado ao Estado que o disponibiliza mediante um aumento no número de casos, isto é, um surto. Outro ponto importante destacar é que o uso de forma errônea e indiscriminada do carro fumacê, além de gerar desequilíbrio ambiental com a morte insetos polinizadores como abelhas, borboletas e outros insetos, em razão da agressividade do inseticida, pode gerar resistência do vetor ao insumo e ainda pode causar problemas respiratórios na população.

Em Januária, o atendimento do fumacê foi solicitado e está acontecendo desde o dia 07/03/2024, passando primeiro pelos bairros com maior numero de casos notificados. Os dois carros fumacê atuarão no município por cerca de 10 dias, para cumprir a extensão da cidade.
A programação diária dos carros está sendo divulgada diariamente nas redes oficiais da Prefeitura de Januária.

Somente esta ação não resolve o problema do mosquito. É preciso continuar atentos à limpeza das casas e ambientes, reduzindo focos de reprodução do mosquito. Cuidar da saúde, beber muita água e usar repelente também são formas de cuidado pessoal preventivo às doenças causadas pelo mosquito.

Fonte: SMS e https://www.teixeiradefreitas.ba.gov.br/carro-fumace-entenda-como-e-o-processo-de-solicitacao-e-as-consequencias-do-servico/