13 OUT 2022
AGENDA CULTURAL
SEMANA DA CIDADE 2022 - JANUÁRIA COMEMORA SEUS 162 ANOS
Com uma programação diversa, a Semana da Cidade contou com Festa dos Santos do Rio, Festival Gastronômico, show nacional e Luau na Praia de Minas.
A Prefeitura Municipal de Januária, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou uma extensa programação para as festividades de comemoração do aniversário da cidade de Januária

Há mais de 15 anos não aconteciam eventos gratuitos para a população Januarense no seu aniversário. A Prefeitura assumiu o compromisso de que esse ano seria diferente e assim foi.  Pela primeira vez houve show de um artista de nível nacional no aniversário da cidade, gratuitamente.

Uma programação bem diversa que contemplou todos os movimentos culturais e artísticos de nosso município.  Considerado o melhor aniversario da cidade de todos os tempos, não só pela preocupação com a festa em si, mas pela iniciativa de que a festa se torne um fomento e estímulo à economia criativa da cidade, gerando oportunidades de emprego e renda a nossa população.

A Secretaria de Cultura e Turismo salienta que os eventos e o turismo são peça chave para o desenvolvimento econômico do município. Nossa cidade tem tradição na realização de grandes eventos na região. O compromisso da gestão é transformar nossos potenciais turísticos e eventos em estímulo a economia de nossa cidade.

Abrindo a semana com o resgate das tradicionais Festas dos Santos do Rio, numa celebração dos santos de devoção ligados ao Rio São Francisco: São Francisco, que dá nome ao rio,  e São Pedro, padroeiro dos pescadores.

Além disso, houve também o Festival Gastronômico de Januária, explorando os sabores do sertão mineiro em experiências nada óbvias, valorizando a culinária local, uma inciativa em parceria com o SEBRAE Minas. O evento foi realizado na oportunidade da reinauguração da Praça Getúlio Vargas e inauguração da nova Praça Patrocínio da Mota, com barraquinhas e música todos os dias.

Para comemorar os 162 anos da Princesa do Norte, completados no dia 7 de outubro de 2022, um grande show com atração nacional foi realizado no novo cais de Januária, na área de eventos, com um recorde de público.

A Semana também contou com o evento Rua da Cultura, festival que apoia artistas locais e buscou angariar fundos para a compra do tradicional casarão do Centro de Artesanato, importante ponto de cultura de Januária e região.

Para fechar a semana e a temporada de 100 dias de Praia de Minas, foi feito também o Luau na Praia, evento com show nacional nas areias no Velho Chico.

Confira as fotos dos eventos clicando aqui ou deslize para baixo!
162 ANOS DE JANUÁRIA - SHOW ZÉ VAQUEIRO
Show em comemoração do aniversário de Januária, feito no novo cais da cidade.

Fotos: Hemerson Charles
10/10/2022
FESTA DOS SANTOS DO RIO 2022
10/10/2022
FESTIVAL GASTRONÔMICO DE JANUÁRIA
LUAU NA PRAIA
Evento de encerramento da temporada de 100 dias da Praia de Minas.
RUA DA CULTURA - FESTIVAL DO CENTRO DE ARTESANATO