08 AGO 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
TURISMO
Delegação da União Internacional de Espeleologia - UIS, visita o Parque Nacional Cavernas Peruaçu e atrativos de Januária
A comitiva foi recebida com muita alegria pelo Prefeitura de Januária e equipe de governo, onde foram tratados pontos de alta relevância sobre o turismo internacional e a magnitude do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

A UIS é a entidade máxima representativa da espeleologia em nível mundial representando mais de 50 países.
A delegação está no Brasil visitando e conhecendo previamente as instalações onde será realizado o Congresso Mundial de Espeleologia em 2025 (Belo Horizonte/MINASCENTRO).

Disseram que durante o congresso, o PARNA Cavernas Peruaçu terá destaque com saídas técnicas de campo que trará espeleólogos  e cientistas do mundo para conhecer um dos nossos maiores patrimônios.

A visita da UIS ocorreu entre os dias 03 a 06 de agosto , momento que o Sr. José Ayrton Labegalini, membro da comitiva, anunciou que já se encontra no MMA / CECAV demanda para apresentação do PARNA Cavernas Peruaçu como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Disse ainda que é  muito importante a união dos 3 municípios pertencentes ao parque trabalharem juntos alinhando esse objetivo para que em 2025, durante o congresso internacional, o referido selo da Unesco seja efetivado.

Nunca estivemos tão próximos em colocar o Peruaçu na rota internacional do turismo, aliando a grandiosidade do Peruaçu e as riquezas culturais de nossa região. A recepção do selo vai significar um aumento do turismo e desenvolvimento econômico da cidade e da região.

A delegação visitou ainda a paisagem do Monumento Natural Cárstico do Morro de Brejo do Amparo e estiverem no Circuito da Cachaça conhecendo o modo artesanal e centenário de produção desse importante produto de renome nacional.
Finalizaram a visita na Praia de Minas onde sentiram uma atmosfera muito agradável e se encantaram com profissionalismo e infraestrutura única já vista na beira do Velho Chico.

Estiverem presentes os membros:

- José Ayrton Labegalini (Ex Presidente da UIS - Brasil)
- Nivaldo Colzato (Secretário da UIS - Brasil)
- Nadja Zupan Hajna (Presidente da UIS - Slovenia)
- Mladen Garasic (Tesoureiro da UIS - Croácia)

Texto: Débora Takaki - Bióloga- Secretaria de Meio Ambiente