11 MAR 2020
HOSPITAL DE JANUÁRIA REGULARIZA ESTOQUE DE IMUNOGLOBULINA
Sempre trabalhando para oferecer prestações de serviços que atenda demandas da população, mesmo enfrentando toda especie de dificuldades, a direção do Hospital Municipal… Continue Reading HOSPITAL DE JANUÁRIA REGULARIZA ESTOQUE DE IMUNOGLOBULINA

Sempre trabalhando para oferecer prestações de serviços que atenda demandas da população, mesmo enfrentando toda especie de dificuldades, a direção do Hospital Municipal de Januária conseguiu regularizar o estoque de imunoglobulina na unidade hospitalar. Este essencial medicamento é conhecido como vacina anti-Rh, que induz o organismo a produzir anticorpos contra um determinado antígeno, parte ou todo de um microrganismo.

Durante a gestação, ou logo no pós-parto, a gestante que tem tipo sanguíneo Rh negativo e o bebê com sangue Rh positivo pode produzir anticorpos anti-Rh. Os anticorpos produzidos pela mãe ficam circulando por anos e numa próxima gestação em que o bebê é Rh positivo, eles podem destruir os glóbulos vermelhos desse bebê, causando anemia e, algumas vezes, a morte do feto. Portanto esse problema de sensibilização da mãe Rh-negativa pode ser evitado quando ela recebe soro anti-D após dar a luz a um bebê Rh-positivo.

A Imunoglobulina anti-Rh não é uma vacina, é um anticorpo “pronto” que neutraliza o fator Rh de células vermelhas do sangue, as hemácias. Está indicada também para pessoas Rh-negativas que receberam inadvertidamente transfusão de sangue Rh-positivo.